3 Modelos de negócio para Renda Passiva em dólares

16 dezembro de 2021

Famílias brasileiras que querem se proteger da desvalorização do Real e diversificar os investimentos têm a opção de investir em negócios nos Estados Unidos, mesmo morando no Brasil. Mas como fazê-lo de forma correta e segura?


Deixar o crescimento do seu negócio nos Estados Unidos a cargo dos funcionários enquanto você mora no Brasil, por mais conveniente que possa parecer, não é a opção mais segura.


Esse artigo apresenta 3 modelos de negócios que permitem que o investidor Brasileiro possa ter renda passiva em Dólares, sem envolvimento direto na operação dos negócios, e sem ficar refém de funcionários.


Lease Back

No modelo de negócios conhecido como “Lease Back”, o Investidor adquire os equipamentos novos de um fornecedor aprovado pelo Operador e aluga esse maquinário para o próprio Operador. Esse tipo de contrato está disponível na indústria de Vending Machines e o investimento mínimo é de USD 9 mil (uma vending machine).


O Operador fica responsável por toda a gestão do negócio, incluindo a instalação das máquinas, definição do mix de produtos, reabastecimento do estoque e manutenção.


O Investidor recebe uma receita mensal fixa proveniente do aluguel das máquinas, garantida pelo contrato de aluguel. Já o Operador recebe uma receita variável a partir da venda dos produtos e, por sua vez, é quem corre o risco do negócio.


O contrato de aluguel das máquinas pode inclusive contar com uma opção de recomprar os equipamentos por parte do Operador dentro de um prazo pré-determinado em contrato, por um valor previamente acordado, criando-se assim uma estratégia de saída para o Investidor.


A indústria de Vending Machines ganhou aceleração após a pandemia, pela demanda por atendimentos automatizados, sem contato com um atendente (distanciamento social) tendo sido adotada pelo segmento hoteleiro, prédios de escritório, instituições de ensino e até mesmo por condomínios residenciais que contam com um mini-mercado no formato vending machine para os seus residentes.


Joint-Venture com Divisão dos Lucros

Esse modelo de negócio estabelece uma parceria com fins específicos entre o Investidor e o Operador. O Investidor aporta o capital para o financiamento da operação e aquisição dos equipamentos de um fornecedor aprovado pelo Operador. O Operador entra com o “know-how” da indústria e com a gestão do negócio.


O lucro gerado pela operação é dividido entre o Operador e o Investidor. Nesse modelo, ambas as partes compartilham tanto os benefícios como os riscos do negócio.


Esse modelo de negócio está disponível tanto no segmento de Vending Machines, com um investimento mínimo de USD 425 mil para um pacote mínimo de 50 máquinas, como no segmento de Internet Rural Banda Larga, em que o investimento mínimo é da ordem de USD 350 mil.


Franchise + Empresa de Gestão

Nesse modelo de negócio o Investidor adquire a franquia e contrata uma empresa de gestão, que é uma empresa coligada ao franqueador, para gerenciar toda a implantação do negócio e a administração da operação, reportando periodicamente para o Investidor.


Esse modelo de negócio está disponível no setor alimentício, no segmento “Fast Casual” e oferece culinária Oriental. O segmento de culinária Oriental (Asian Food) é o que mais cresce no mundo, com um avanço da ordem de 500% desde 1999.


Nessa configuração, o Investidor assina dois contratos, sendo um para a aquisição da franquia e outro para a contratação da empresa de gestão coligada ao franqueador. Esse arranjo não só permite que o investidor seja completamente passivo mas também conta com o melhor operador possível para aquele negócio.


A empresa de gestão é remunerada por uma combinação de uma taxa fixa mais uma variável com base no volume de negócios, o que a incentiva a crescer as vendas.


O investimento inicial na franquia fica entre USD 327 mil e USD 678 mil dependendo do tamanho e condições da loja e o mercado em que o negócio será estabelecido, uma vez que os custos de aluguel de imóveis variam muito dependendo da praça. Por exemplo, é esperado que o preço do aluguel em USD/sqft (dólares por pés quadrados de área) seja muito maior em Nova Iorque do que em Orlando para um imóvel de características semelhantes.


Convidamos o leitor interessado em investimentos nos Estados Unidos a nos consultar sobre opções de franquia que mais se adequem aos seus objetivos.


Agende já a sua consulta gratuita!

Vamos conversar!

Qual a sua disponibilidade?

Clique na imagem ao lado e escolha o melhor dia e horário para um bate papo.

Acompanhe-nos

Entre em contato:

contato@vuello.com.br

R. Quintino Bocaiúva, 1333 - Centro, Guarapuava - PR, 85010-300