More legalmente nos Estados Unidos por meio de vistos de investimento

Muitos Brasileiros sonham em morar legalmente nos Estados Unidos e uma das formas de se atingir esse objetivo é através dos vistos de investimento.


Nesse artigo apresentamos os vistos de investimento EB-5 e E-2 ressaltando suas diferenças.


Visto EB-5 (Green Card)


O visto de investimento mais conhecido do público Brasileiro é sem dúvida o visto EB-5, que qualifica o investidor para o Green Card (cartão de residência permanente nos Estados Unidos).


Esse visto está na categoria de “Immigrant Visas” e requer o investimento de um milhão de Dólares (USD 1 M) em um negócio que gere 10 ou mais novas posições de trabalho integrais.


Se o negócio for localizado em uma área carente de geração de empregos, o visto pode ser obtido com um investimento menor, da ordem de quinhentos mil Dólares (USD 500 K) e o novo negócio também deve gerar ao menos 10 novas vagas integrais de trabalho.


Essas áreas são as chamadas TEAs (Targeted Employment Areas), e normalmente se localizam na periferia das grandes cidades, na transição entre a área industrial e a área rural. São áreas com edificações esparsas, pouco verticalizada, e com baixa densidade populacional.


A baixa densidade populacional dessas áreas faz com que o índice de desemprego calculado seja sensivelmente maior que a média do índice de desemprego dos Estados Unidos como um todo, o que, por sua vez, faz com que uma área seja classificada como TEA.


A obrigatoriedade de se gerar 10 novas posições de trabalho, faz com que os investimentos ocorram primariamente em novos empreendimentos (start-ups).


Para o visto EB-5, é possível se fazer investimentos de forma direta ou indireta.

Na forma direta, o investidor é o dono e tem controle administrativo do negócio.


Na forma indireta, o investimento é feito através de um “Centro Regional”, que são entidades que captam recursos de estrangeiros para custear empreendimentos imobiliários, tipicamente no segmento hoteleiro/hospitalidade.


Nessa modalidade, o investidor não é dono do negócio e não tem qualquer controle sobre ele, o que é razão suficiente para a maioria dos investidores escolher a opção de investimento direto.


Visto E-2

Para diversas famílias Brasileiras existe ainda a opção do visto E-2, que pode ser obtido com investimentos bem mais modestos que o visto EB-5.

O visto E-2 só está disponível para cidadãos de países com Tratado Comercial e Marítimo com os Estados Unidos (US Treaty Countries).


Apesar da cidadania Brasileira não ser elegível ao visto E-2, as famílias que possuam uma segunda cidadania, essa sim de um dos países que possuem Tratado Comercial e Marítimo com os Estados Unidos, podem utilizar o passaporte da segunda cidadania para solicitar o visto E-2.


Exemplo: Uma família Brasileira que possua também a cidadania Italiana, pode utilizar o passaporte italiano para se qualificar para o visto E-2.


O governo americano não estabelece um valor mínimo de investimento para o visto E-2. O investimento é apenas definido como “substancial”. O negócio não pode ser tão pequeno ao ponto de ser considerado uma empresa “marginal”, o que faz com que as oportunidades de negócio para o visto E-2, na maioria dos casos, requeiram mais de 100 mil Dólares.


Existem diversas oportunidades de franquias na faixa entre 125 mil e 150 mil Dólares, na sua grande maioria, empresas de serviço operadas a partir de um escritório. Para negócios na área de varejo, a maioria das oportunidades requerem mais de 200 mil Dólares. Clique aqui para aprender mais sobre modelos de negócio e níveis de investimento.

Convidamos o leitor interessado em investimentos nos Estados Unidos a nos consultar sobre opções de franquia que mais se adequem aos seus objetivos.


Agende já a sua consulta gratuita!

Por: Daniel Purim, consultor de franquias e parceiro estratégico da Vuello Investments nos Estados Unidos

04 de fevereiro de 2022

Vamos conversar!

Qual a sua disponibilidade?

Clique na imagem ao lado e escolha o melhor dia e horário para um bate papo.

Acompanhe-nos

Entre em contato:

contato@vuello.com.br

R. Quintino Bocaiúva, 1333 - Centro, Guarapuava - PR, 85010-300