2022
Um ano de normalização no mercado de franquias

24 de agosto de 2022

As franquias americanas tiveram um ano excepcional em 2021, beneficiando-se do rápido lançamento de vacinas, amplo estímulo governamental e condições econômicas favoráveis. O ramo de franquias ajudou a liderar a recuperação econômica em 2021 nos Estados Unidos, ao fornecer oportunidades de avanço em todos os níveis da escala econômica.

Devido à demanda reprimida durante a pandemia da covid-19 e aos fortes gastos do consumidor, em 2021 a produção total gerada por estabelecimentos franqueados melhorou significativamente em 16,3%, chegando a US$787,7 bilhões.

Assim como a tendência mais ampla de crescimento do PIB, o crescimento nominal estimado do PIB contribuído pelas franquias atingiu uma alta histórica de 6,2% em 2021. Esses números têm um impacto real, não apenas no benefício da economia dos EUA em geral, mas também no nível individual.


2022 parece ser outro ano forte de recuperação, impulsionado pelo fortalecimento do mercado de trabalho e pelos gastos constantes do consumidor. Ao final de 2021, o relatório da FRANdata, maior coletor de dados relacionados ao mercado de franquias nos Estados Unidos, estimava que o ramo de franquias fosse crescer 2,2% no ano, com mais de 792 mil estabelecimentos franqueados, superando 2021.


Ainda de acordo com o relatório, a geração de empregos também cresceria a uma taxa ligeiramente inferior de 3,1 % para um total de 8,5 milhões de empregos. Esse é um ganho líquido de quase 257 mil empregos em comparação a 2021.


Analisando este primeiro semestre de 2022, o que esperar para o restante do ano?

2022 provavelmente será um ano de reequilíbrio e normalização. A economia dos EUA esteve em uma montanha-russa nos últimos dois anos, bem como todo o mundo, já que a covid-19 e a resposta emergencial correspondente do governo provocaram a recessão mais curta e acentuada da história, bem como o crescimento mais rápido em quase 40 anos.


No entanto, mesmo após a pandemia, as empresas em todo o país continuam a enfrentar desafios de contratação e recrutamento. À medida que o país luta contra a escassez de mão de obra, os legisladores devem continuar a promover políticas que acelerem o crescimento e a recuperação.


Semelhante ao Governo Federal, os legisladores estaduais e locais americanos desempenham um papel fundamental na promoção do crescimento contínuo em todo o modelo de franquia por meio de concessões variadas para pequenas empresas ou fomento de políticas pró-crescimento. Ou seja, espera-se que o setor continue a se expandir a uma taxa moderada, tendendo para cima com o crescimento econômico geral do país, voltando aos poucos à normalidade, sem avanços estratosféricos, mas distante de novas ameaças de crises.

Por: Daniel Purim, consultor de franquias e parceiro estratégico da Vuello Investments nos Estados Unidos

Vamos conversar!

Qual a sua disponibilidade?

Clique na imagem ao lado e escolha o melhor dia e horário para um bate papo.

Acompanhe-nos

Entre em contato:

contato@vuello.com.br

R. Quintino Bocaiúva, 1333 - Centro, Guarapuava - PR, 85010-300