Quanto custa uma franquia nos Estados Unidos?

Existem oportunidades de franquias para todos os bolsos e esse artigo tem como objetivo apresentar os diversos níveis de investimento de uma forma estruturada e genérica, sem se apegar a qualquer marca em específico.


Vetores de Crescimento

A forma mais didática de agruparmos franquias é através dos seus vetores de crescimento principal.


Vetor de crescimento é a força principal de atração de novos clientes.


Existem três vetores principais e a maioria dos negócios se utiliza de dois deles em diferentes intensidades, sendo um “Principal” e o outro, “Secundário”. Os vetores são: Localização, Propaganda e Relacionamento.


A forma mais reconhecível de franquias são os negócios baseados em “Localização”, ou seja, o vetor de crescimento principal é a localização estratégica e conveniente do negócio.


A maioria das pessoas que pensam em franquia pensam em franquias de fast-food (McDonald’s, Dunkin Donut’s, Dominos Pizza, etc.). Essa é sem dúvida a forma mais reconhecível de franquias.


O que todas essas franquias têm em comum? O vetor de crescimento principal é a localização privilegiada. Logicamente todas elas fazem propaganda (vetor secundário) mas estar em uma localização privilegiada e conveniente para o cliente é o segredo do sucesso.


Franquias de Spas, Academias de Ginásticas, Salões de Cabelereiro, para citar algumas compartilham do mesmo vetor de crescimento acima citado. Elas têm “Localização” como vetor principal e “Propaganda” como vetor secundário.


Agora, você já parou para pensar que existem franquias que independem da sua localização para atrair novos clientes? Existem diversas, mas vou utilizar como exemplo uma franquia de limpeza.


Você já viu alguma franquia de limpeza, seja ela no segmento residencial ou comercial, com loja em shopping center ou loja de rua? Provavelmente não.


Essas franquias são operadas a partir de um pequeno escritório e não de um ambiente de varejo.


São serviços de natureza móvel aonde os clientes não vêm até a localização da franquia, mas os funcionários da franquia (nesse exemplo, as equipes de limpeza) vão até a localização onde os clientes se encontram para executar o serviço de limpeza.


Franquias de limpeza residencial têm “Propaganda” como vetor principal e “Relacionamento” como vetor secundário. A localização do escritório pouco importa para atrair novos clientes.


Franquias de limpeza comercial por sua vez têm “Relacionamento” como vetor principal e “Propaganda” como vetor secundário. Novamente, a localização da “base” pouco importa para atrair novos clientes.


Outros exemplos de indústrias que possuem franquias que não dependem do vetor “Localização” são: Serviços de reforma (pintura, piso, janelas, armários planejados, etc.), serviços de manutenção (remoção de entulho, serviços de reparos gerais, paisagismo, etc), gerenciamento de propriedade, para citar algumas.


Níveis de Investimento

O grupo das franquias que não dependem de sua localização para atrair novos clientes normalmente demandam menos de $150K de investimento inicial.


Dentro desse grupo, as franquias que têm como vetor principal “Propaganda” normalmente demandam entre $125K e $150K de investimento inicial.


A maioria das franquias abaixo de $100K têm como vetor principal “Relacionamento”. Muitas delas são franquias operadas a partir de um home-office e no modelo “Owner-Operated” (operada pelo próprio dono, sem a contratação de funcionários).


Pelo fato das franquias com investimento inferiores a $100K não contratarem funcionários relativamente cedo na rampa de crescimento e serem operadas a partir de um home-office (inexistência de um endereço comercial), a maioria das oportunidades nesse grupo não são bons veículos de investimento para quem busca o visto E-2, apesar de terem o potencial de gerar bons resultados, uma vez que os custos fixos de operação são bastante diminuídos.


Isso explica por que a maioria dos advogados de imigração recomenda investimentos acima $100K para um caso forte de visto E-2. Leia mais sobre o visto de investimento E-2.


Já as franquias que se baseiam em “Localização”, com raras exceções, demandam mais de $175K de investimento inicial. As franquias no segmento de alimentação normalmente demandam mais de $250K de investimento inicial. Isso se dá porque é necessário investir na reforma do “ponto”.


As franquias alimentícias, se utilizam de equipamentos caros, food-grade, construídos em aço inox, sobre rodas, laváveis tornando a instalação ainda mais cara, normalmente acima de $250K.

Convidamos o leitor interessado em investimentos nos Estados Unidos a nos consultar sobre opções de franquia que mais se adequem aos seus objetivos.


Agende já a sua consulta gratuita!

Por: Daniel Purim, consultor de franquias e parceiro estratégico da Vuello Investments nos Estados Unidos

20 de janeiro de 2022

Vamos conversar!

Qual a sua disponibilidade?

Clique na imagem ao lado e escolha o melhor dia e horário para um bate papo.

Acompanhe-nos

Entre em contato:

contato@vuello.com.br

R. Quintino Bocaiúva, 1333 - Centro, Guarapuava - PR, 85010-300